quarta-feira, dezembro 7, 2022
Home Brasil ‘Manual do IPT orienta sobre qualidade os uniformes escolares, revela Elirio Dambros

‘Manual do IPT orienta sobre qualidade os uniformes escolares, revela Elirio Dambros

Os uniformes escolares são peças de vestuário que oferecem grande praticidade tanto para os estudantes quanto para os pais. O empresário Elírio Dambros, que tem dentre suas atividades a comercialização de uniformes para diversas instituições, observa que é preciso, no entanto, ter alguns cuidados para garantir que sua conservação por mais tempo. 

“A durabilidade é um dos principais requisitos de quem procura por um uniforme de qualidade. No entanto, as peças só serão duráveis se forem bem cuidadas”, destaca o empresário. Ainda segundo Elírio Dambros, da R.F. Gory Comercial, muitas pessoas não sabem quais os procedimentos básicos para a manutenção dos uniformes.

Antes de apresentar os cuidados de conservação dos uniformes escolares, Elirio Dambros chama a atenção para os parâmetros e requisitos criados pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), que funcionam como orientação para compradores e fornecedores “Antes de uma peça ser aprovada para comercialização, ela passa por testes de conformidade, quando são avaliados aspectos que influenciam na qualidade e durabilidade do material. Esses testes consideram o uso e os processos de cuidado e manutenção dos uniformes”, explica o empresário.

De acordo com Elirio Dambros, os testes de qualidade incluem itens como desbotamento (causado por fricção, suor, lavagem e calor do ferro de passar), resistência (tecidos são puxados até um limite para garantia de que não rasgarão durante as atividades do cotidiano do aluno), costura (verifica se a costura está propensa a abrir-se mediante força, o que não deve ocorrer em peças de boa qualidade), dimensão (peças do uniforme não devem se alargar ou encolher conforme o uso ou ao ser lavada e passada), entre outros.

Para garantir que os uniformes escolares sejam confeccionados com qualidade, Elírio Dambros informa que o Laboratório de Tecnologia Têxtil do IPT elaborou um manual de especificações técnicas. “Essa publicação serve de base para a elaboração de licitações ou processos de compra, de forma a dar mais atenção para a qualidade do produto que será adquirido”, diz o empresário da R.F. Gory Comercial. Para baixar o manual, é só acessar: https://www.ipt.br/download.php?filename=1469-Manual_para_uniformes_escolares.pdf

Por serem usados diariamente e lavados com frequência o empresário afirma que alguns cuidados devem ser tomados para manter os uniformes escolares em bom estado. “A peça não deve ficar de molho por mais de duas horas, pois há o risco de danificar o tecido e a roupa ficar com um cheiro ruim; não use cloro, água sanitária e outros produtos abrasivos, pois eles podem causar manchas que não sairão mais; procure lavar com cores similares e sempre se deve prestar atenção à simbologia de conservação fixada à peça”, orienta Elírio Dambros.

- Advertisment -

Recentes