Bem Estar #58: O primeiro banco de dados genéticos da população brasileira


Pesquisadores da USP concluíram o maior banco de dados genéticos de pessoas idosas da América Latina. No podcast desta semana, conversamos com Mayana Zatz, coordenadora do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano, e com o Michel Naslavsky, primeiro autor do estudo. Você pode ouvir o Bem Estar no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência.
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) concluíram o primeiro banco de dados genômico da população brasileira. É como se fosse uma coleção dos “livros de receita” da nossa população. Eles sequenciaram o genoma de 1.171 idosos da cidade de São Paulo.
A criação desse banco é fundamental para os cientistas porque a população brasileira, por ser muito miscigenada, não estava representada nos bancos de genoma internacionais. Os dados coletados permitiram a identificação de mais de 76 milhões de variantes genéticas, das quais dois milhões são inéditas, e vão facilitar o diagnóstico de várias doenças.
Para entender a importância desse estudo, conversamos no episódio #58 com a cientista brasileira Mayana Zatz, que é professora titular de genética da USP e coordenadora do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e células-tronco, e com Michel Naslavsky, professor do Instituto de Biociências da USP e primeiro autor do estudo.
Comunicação Globo

O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Brasil Entretenimento Internacional Música